Banco de Leite Humano de Patos está com estoque baixo e faz apelo para mães doarem o leite excedente



Com somente treze mães doadoras regulares e com um estoque de poucos litros, a direção do Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle, da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, faz um apelo para que as mães doem o excedente de sua produção. Nesta quarta-feira (15), 10 bebês internados na unidade, sendo cinco na UTI Neo, quatro no alojamento Canguru e um na UCIN dependem, exclusivamente, do estoque do banco para se alimentar. Juntos, eles consomem quase dois litros/dia do produto. Em média, o consumo de leite pasteurizado via Banco da unidade é 50 litros/mês.

 A coordenadora do BLH, Joana Sabino, chama a atenção para a importância da doação e da manutenção de estoques regulares no Banco e para a questão de que a doação não prejudica a amamentação, pois trata-se do excedente de leite. “Nossa demanda pelo produto é muito cíclica e estamos com poucas doadoras e, infelizmente, não temos como repor o estoque e garantir a alimentação dos bebês se não tivermos mais doações”, reitera ela. Segundo Joana, a situação sempre se agrava em períodos de final de ano e em janeiro, tradicional mês de férias.

O diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, reitera a importância da manutenção de estoques regulares no BLH. “Nós somos uma unidade de referência que tem uma UTI Neonatal com oito leitos, uma UCI Neonatal com sete leitos e uma enfermaria Canguru com mais quatro leitos, ou seja, são várias as situações que é preciso usar o leite do Banco. Por isso, sem dúvida nenhuma o BLH é extremamente importante para a Maternidade e a doação de mães voluntárias é que mantém esse serviço essencial para os recém nascidos”, disse o médico. Ele lembra que a doação é um gesto muito nobre, pois o aleitamento materno até os seis meses é determinante para a saúde dos bebês, especialmente, os pré-maturos.

O BLH de Patos, que funciona num prédio anexo ao da Maternidade, é referência na área com avaliações que lhe confere um padrão de excelência no cumprimento de todas as normas. A coleta do leite também pode ser feita em domicílio, para tanto basta ligar para o 3423-2157.

Assessoria




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.