Aprovação da PEC: Patos poderá ganhar 6 vereadores



A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (22) por 380 votos a favor, 29 votos contra e duas abstenções, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em cerca de 7 mil o número de vagas nas câmaras de vereadores em todo o país.

O total de vagas nas câmaras irá de cerca de 52 mil para 59 mil. O projeto determina também a redução dos repasses de recursos para os legislativos municipais. Com a votação em segundo turno, a PEC poderá ser promulgada pelo Congresso, uma vez que já foi aprovada pelo Senado.

Em Patos, o número de vereadores passaria para 17 vereadores, ao contrário dos 11 que hoje compõe a Câmara Municipal Juvenal Lúcio. A decisão cria uma expectativa naqueles que poderiam ser diplomados em 2009. Seriam eles: Jefferson Melquíades, Juliana Sátiro e Orlando Xavier, todos do PMDB, além de Claudio Barreto, Assis de Sousa e Espedito Simões.

 

A mudança também afeta a administração municipal, já que o orçamento de 2009 já foi aprovado com um repasse de quase 3 milhões de reais para o legislativo de Patos. Com a inclusão de 6 vereadores e mais 24 assessores, a Câmara de Vereadores poderá questionar um aumento de repasse de verbas no ano que vem.

 

Redação