Politica

“Aprovação da PEC dos agentes de trânsito é uma das maiores conquistas do parlamento este ano”, diz Efraim Filho

ÓTICAS GUIMARÃES

O deputado federal e relator da PEC 55, que regulamenta a profissão dos agentes de trânsito, deputado federal Efraim Filho –DEM/PB classificou como uma das grandes conquistas do Parlamento neste ano a aprovação da referida PEC. A PEC 55 é de autoria do deputado federal Hugo Motta – PMDB/PB.

A matéria, relatada pelo parlamentar, foi aprovada no plenário da Câmara, por unanimidade com 340 votos favoráveis. O parlamentar destacou que além de inserir esses profissionais como integrantes do sistema de segurança pública, a PEC introduz à Constituição o conceito de mobilidade urbana eficiente.

“Foram quatro meses de trabalho para aperfeiçoar o texto com bastante diálogo com a sociedade civil organizada e os agentes de trânsito. O texto agora estabelece como direito do cidadão a mobilidade urbana eficiente com o tripé educação, engenharia de trânsito e fiscalização. Essa será uma arma para o cidadão cobrar do gestor a prestação de um serviço eficiente”, afirmou Efraim Filho.  “Além disso, o agente de trânsito passa a ser uma peça da estrutura da segurança pública atuando com prevenção”, completou.

O deputado ainda disse que a aprovação da PEC 55 é mais uma resposta do Parlamento ao clamor da população pela redução da violência no trânsito. De acordo com Efraim Filho, o trânsito destrói famílias e a criação de leis como essa, aliada a Lei Seca são instrumentos eficazes para combater o problema.

 

Cândido Nóbrega

Edição: Jozivan Antero – Patosonline.com


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo