Locais

Alunos da Rede de Ensino de Patos farão Avaliação em Larga Escala ALE – 2022 na próxima semana

ÓTICAS GUIMARÃES

Será realizada na próxima segunda (10), terça (11) e quinta-feira (13), nas 34 escolas da Rede de Ensino do Município de Patos, a Avaliação em Larga Escala do Governo do Estado da Paraíba – ALE 2022.

A Avaliação em Larga Escala é realizada pelo Governo do Estado em parceria com o município de Patos, por meio da Secretaria de Educação, e Integra Educação PB, visando avaliar os alunos do 1º, 2º, 5º e 9º anos totalizando quase 2.500 alunos da Rede Municipal de Ensino. A aplicação das provas ocorrerá por área, sendo que no dia 10 de Outubro será nas áreas Frei Damião e Belo Horizonte; dia 11 de Outubro será na área do Jatobá; dia 13 de Outubro, área São Sebastião e Zona Rural, tendo duas horas de duração.

Serão aplicadas provas de língua portuguesa, matemática e ciências, totalizando 24 questões.

Suely de Sousa, coordenadora do Integra Educação PB e apoio local da ALE 2022, destacou a importância da realização da ALE 2022.

“A gente quer destacar, enquanto coordenação do Integra, da importância dessa avaliação que tem para todos nós que fazemos escola, secretaria de educação. Porque após essa Escala do Governo do Estado, o governo apresenta para prefeitos e secretários todo um painel de resultados, não apenas no âmbito municipal, mas também de cada escola e de cada aluno… Essa avaliação, também em nível de estado, serve como preparação para as provas do IDEB nacional. Além de todo esse processo de reconhecimento de níveis de aprendizagem, e que após essa avaliação eles também mandam para os municípios todo o feedback com propostas pedagógicas, apoios e formação para os professores através do Integra Educação PB para que sejam aplicadas nas escolas, principalmente, nas habilidades e competências que os alunos estão com maior deficiência”, explicou.

O Programa Integra Educação PB, que foi lançado no mês de abril do ano em curso, pelo governo da Paraíba, é aplicado em regime de colaboração com os municípios do Estado e tem como principais objetivos: Alfabetizar 100% das crianças na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes.

Confira o cronograma de aplicação no pdf:

Coordecom


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo