Aluna da Escola José Gomes Alves de Patos faz 960 pontos na redação do Enem 2019: ‘um ano focada’



Mariana Raissa Xavier Paulo tem 18 anos, mas há um ano decidiu focar na prova que seria a decisiva da sua vida. Aluna da Escola Estadual José Gomes Alves, na cidade de Patos, no Sertão paraibano, Mariana conseguiu, no Enem 2019, somar 960 pontos na redação. Ele contou ao Patosverdade.com que foi muito difícil o tema da redação: ‘Democratização do Cinema’. “Eu achei muito difícil porque eu não sabia absolutamente nada do tema. Na hora eu lembrei de Charlie Chaplin. Não sei como surgiu na minha cabeça, mas eu consegui colocar na redação, e deu certo”, declarou a adolescente.

Para a estudante, uma receita simples foi fundamental para atingir a pontuação que precisava. Além do cursinho que fazia em horário extraclasse, atribui a sua nota não apenas à sua dedicação e aos estudos, mas também aos professores capacitados que passaram por sua trajetória.

O tempo de estudo é, para Mariana, uma das principais causas que levam ao bom desempenho. Na Escola Estadual José Gomes Alves, ela estudava pela tarde. Quando chegava em casa, logo após a aula, revisava e se preparava para a aula no cursinho. Uma rotina corrida, mas focada nos estudos. Fazia até duas redações por semana. Se somado ao ano de estudo que Mariana Xavier se dedicou, foram 30 redações para chegar aos 980.

É verdade que ela não é uma novata na prova do Enem. Esse foi o segundo ano que a adolescente fez o exame e, certamente, a preparação foi determinante para conhecer bem o que iria encontrar na redação. 

Por Airton Alves