A Prefeitura de São Bento emite nota sobre



A Prefeitura de São Bento, através da Secretaria de Saúde vem a público esclarecer informações divulgadas através da Portaria nº 2.196 de 22 de agosto de 2019, que considera o monitoramento do volume de registro de óbitos no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e estabelece como parâmetro a meta de 18 óbitos no bimestre para o município de São Bento.

Salienta-se que o município de São Bento a partir janeiro de 2017 vem implementando de forma efetiva a Política de Atenção Primária à Saúde, trabalhando com foco na prevenção de mortalidade por doenças infecciosas suicídio, acidentes automobilísticos e doenças crônicas.

Além disso, a rede de atenção especializada hoje conta com serviço de cardiologia que oferta atendimento ambulatorial com exames de Eletrocardiograma, Holter, Mapa, Ecocardiograma, Teste ergométrico que vem impactando na melhoria da qualidade de vida e consequente redução da mortalidade. 

Outro aspecto importante que vem influenciando na redução das mortes no município é o desenvolvimento de políticas públicas eficazes, como o Programa de Educação no Trânsito e Assistência Social a famílias em situação de vulnerabilidade.

Portanto, os dados extraídos do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da saúde apresentam que no período de 2014-2016 ocorreram 505 óbitos, já no período de 2017-2019 ocorreram 476 óbitos, demostrando a redução da mortalidade no município.

Para tanto, considerando o teor da Portaria a Secretaria Municipal de Saúde já apresentou justificativa ao Ministério da Saúde, com intuito de esclarecer a qualidade dos dados informados.

É importante salientar que não houve bloqueio do repasse de recursos do Bloco de Custeio da Vigilância em saúde no período de janeiro a agosto, podendo ser comprovado através do site do Fundo Nacional de Saúde.

Prefeitura Municipal de São Bento – PB




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.