ColunistasRoberta Trindade

A importância do Fórum para Retomada do Desenvolvimento no Pós Pandemia intitulado: Caminhos da retomada

ÓTICAS GUIMARÃES

Como economista sou uma entusiasta do desenvolvimento sócio – econômico e em especial, do desenvolvimento local, bem como, considero muito importante o debate democrático para construção coletiva de assuntos relevantes para sociedade.

Durante a semana tive a grata satisfação de participar no UNIFIP que recebeu a presença de uma comissão do Fórum para retomada do desenvolvimento no pós pandemia intitulado: Caminhos da retomada, presidida pelo deputado Tovar Correia. A comissão foi recepcionada pela vice-reitoria do UNIFIP Sylvania Palmeira, a pró-reitora de graduação Alana Candeia e pela minha pessoa, como gestora de Núcleo de Responsabilidade Social e presidente da comissão de Biossegurança e Educação.

O evento é um movimento suprapartidário de integração dos setores produtivos, educacionais e do terceiro setor, agentes públicos e de cidadania, para construção colaborativa de alternativas que fortaleçam a geração de emprego e renda; abertura e recuperação de empresas, qualificação de mão de obra, e educação empreendedora.

Diante da atual conjuntura econômica de dificuldades gerada por consequência da pandemia Covid 19, muitas dessas ações serão bem-vindas, pois, as estratégias governamentais não serão suficientes para gerar todas as soluções necessárias para retomada do crescimento.

Quanto mais colaboração e engajamento das diversas instituições, e com certeza, as de educação serão imprescindíveis, visto que a educação é um dos pilares quando o assunto é o desenvolvimento. Paulo Freire já dizia com sabedoria já dizia com sabedoria “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda. ”

Na oportunidade, foram relatados os objetivos do fórum e o convite para que o UNIFIP apresentasse propostas sugestivas para retomada do desenvolvimento da Economia do Estado da Paraíba. As representantes do UNIFIP argumentaram sobre a importância da instituição para o desenvolvimento econômico da cidade de Patos e região. Nas próximas semanas a instituição estará reunindo as lideranças para confeccionar e encaminhar a sua contribuição, como empresa socialmente responsável, visando fortalecer o plano de ações estratégicas que vai impulsionar o desenvolvimento sócio – econômico do Estado da Paraíba, no pós pandemia.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios