Gerais

A importância da segurança cibernética nas transações bancárias

ÓTICAS GUIMARÃES

Se você é uma pessoa comum, provavelmente utiliza o smartphone para fazer transações bancárias. Lidar com dinheiro online é algo que acontece desde os primórdios da internet e a tecnologia só fez com que isso aumentasse. 

A chegada dos bancos digitais e do Pix, são bons exemplos de eventos que marcaram uma mudança radical na forma como as pessoas lidam com o mundo digital e o dinheiro.  

Por causa de coisas como essas, as pessoas estão ficando cada vez mais dependentes do universo online para lidar com dinheiro. Com este cenário surgem também os desafios.  

Nunca houve tantos motivos para cuidar da segurança cibernética e é por isso que criamos este artigo. Aqui vamos apresentar porque se proteger online deve ser uma das suas maiores prioridades. 

Comece com o pé direito usando um bom antivírus 

Antes de mais nada, gostaríamos de recomendar a utilização de um bom antivírus. Não estamos aqui para recomendar o software de qualquer empresa específica, mas queremos alertar para a importância da utilização desses programas.  

Um bom software antivírus pode te livrar de muitos problemas que acontecem no mundo digital. O detalhe é que você deve verificar qual antivírus é o melhor antes de se instalar um programa no seu dispositivo. Lembre-se, antivírus gratuito é bom, mas as versões pagas são sempre melhores. 

As transações online são uma necessidade 

Cada vez mais empresas, comércios e prestadores de serviço estão trabalhando com transações digitais, em especial, o Pix. O dinheiro está ficando para trás e há vários motivos para isso. Usar o Pix é melhor de várias formas e não há razão para tentar resistir a essa tecnologia. 

E a verdade é que você não pode se isolar de uma invenção como o Pix. Seria o mesmo que tentar se isolar do mundo. Motoristas de Uber, restaurantes e outros cenários comuns do dia a dia trabalham com o Pix, tentar resistir a isso não é uma boa ideia. 

Bancos digitais são bem melhores do que bancos tradicionais 

Os bancos tradicionais, aqueles que contam com agências em lugares específicos de várias cidades, dominaram o setor por um bom tempo. O problema é que essas instituições cobram taxas para praticamente tudo. 

Há taxa para manutenção de conta, taxa para fazer uma transferência e, acredite se quiser, alguns bancos cobram taxas até para fechar uma conta. 

Mas com os bancos digitais, esse cenário muda radicalmente. A maioria desses bancos não cobram qualquer tipo de taxa e alguns deles contam com um rendimento melhor do que a tradicional poupança brasileira. 

Dessa forma, é razoável dizer que seria loucura deixar os bancos digitais de lado e seguir com um banco comum. 

A criminalidade digital não para 

Um dos principais motivos para se preocupar com a sua segurança é que a criminalidade não para de crescer. Os criminosos veem o internet banking como uma grande oportunidade e há vários tipos de golpes sendo aplicados regularmente por causa disso. 

A segurança da informação avançou com o passar do tempo, mas, infelizmente, os criminosos igualmente ficaram mais sofisticados. 

Um detalhe importante sobre os crimes digitais é que os criminosos geralmente exploram o fator humano. Isto é, é muito mais fácil enganar uma pessoa que não entende de tecnologia do que explorar uma falha de segurança em um software.  

É por isso que você deve tomar algumas medidas em termos da sua própria educação digital. Estamos falando de começar a ler blogs, assistir canais do YouTube e etc. Obviamente, o conteúdo deve ser sobre segurança da informação. 

A boa notícia é que esse tipo de conteúdo é gratuito e bastante acessível. 

O digital é o futuro 

Recentemente, o Facebook se tornou Meta e começou a investir no que é conhecido como metaverso. Basicamente, a empresa acredita que o mundo digital vai tomar proporções enormes nos próximos anos. 

Não há motivo para acreditar que uma empresa que vale bilhões de dólares se enganou sobre isso, especialmente quando tudo indica que isso é verdade. 

Considerações finais 

Bom, este foi o nosso artigo com motivos para levar a segurança cibernética mais a sério. Os seus próximos passos devem ser encontrar boas fontes de conteúdo sobre segurança da informação. Conhecimento é poder e os criminosos adoram explorar os mais leigos. 


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo