A importância da Cajarana no Semiárido Nordestino – CHICO VELHO – AGRÔNOMO



A UFCG – Campus Patos, com seu curso de Pós-graduação em Ciências Florestais, criado, desenvolveu um trabalho de pesquisa inédito, no campo científico, do pesquisador Francisco Soares de Lima, conhecido popularmente por poeta Chico Velho, sob a orientação do Pós-Docto Professor Dr. Ednaldo Queiroga, do departamento de Biologia deste Campus.

Este trabalho consiste no aproveitamento de todas as partes produtivas de uma Anacardiácea nativa na região – a Cajarana (Spondias ssp) – uma planta xerófila de produção sazonal, em cujo estudo foram mostradas as informações pertinentes a seu estudo físico-químico, agronômico e ambiental, em face de sua importância econômico-social-sustentável para a região semiárida do Nordeste brasileiro – opção para a convivência com as secas.

Na pesquisa, foram estudadas três partes da xerófila: a polpa, o caroço e as folhas. A polpa para a fabricação de aguardente e vinho, além de outras utilidades, como exemplo para picolés, sorvetes, sucos, cajaranada, licores, doces, cocadas, caramelos, bolos, yogurt… Além de produção de massas desidratadas para fabricação de farelo e estudo do seu potencial eletroquimico para produção de energia extraída de plantas.

Do caroço está-se produzindo um farelo que poderá ser testado para alimentação de animais de forma geral. Com referência às folhas, foi estudada a extração dos seus óleos essenciais, onde poderão ser utilizados para a fabricação de produtos cosméticos, culinária e saúde.

Cajá: fruta gostosa com sabor de infância. Veja usos e benefícios -  GreenMe.com.br

O referido trabalho foi desenvolvido no município de Patos, na UFCG – CSTR, Campus de Patos, onde se espera que dentro de algum tempo, já se tenham informações promissoras para o incentivo produtivo e comercial desse alavanco científico que, doravante, contribuirá de forma impulsionadora com muitas informações científicas para o desenvolvimento de estudos alternativos para o semi-árido.

Do ponto de vista agronômico, já foi implantado um campo experimental na comunidade Campo Comprido município de Patos PB, no lote do senhor Lino e, em Condado, dois campos, sob a coordenação do Agrônomo Francisco Soares de Lima (CHICO VELHO) para o seguimento das observações de coletas de dados inerentes aos estudos referentes às informações agronômicas da planta. A cajarana, como se sabe, é uma planta que pode ser cultivada em toda região semiárida, em condições de sequeiro, com pouca exigência hídrica e plantada em solos diversos, produzindo normalmente em longos períodos de estiagens.

Agradece: Eng° Agr° Ms Pesquisador Francisco Soares de Lima (Chico Velho)
Patos – PB, dezembro de 2020).