• Dra Milena
Locais

85 anos de lembranças, recordações e boas memórias: conheça um pouco da história do CEPA, um dos colégios mais tradicionais de Patos e do Sertão paraibano

O prédio onde funciona a escola, tem para a cidade de Patos um valor histórico, uma vez que esta área abrigou o quartel de polícia e a antiga Câmara Municipal.

ÓTICAS GUIMARÃES

Sinônimo de nostalgia e de muitas histórias, lembranças, e boas recordações que com toda certeza ficaram marcadas na adolescência de várias pessoas que por lá passaram, a Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira está completando 85 anos de existência.

Um dos colégios mais tradicionais de Patos, a escola é um marco referencial da educação no Sertão paraibano. Atualmente, a instituição funciona na modalidade Escola Cidadã Integral (ECI) e ao longo desses 85 anos, já recebeu diversos alunos que hoje são profissionais renomados em várias áreas.

CONHECENDO A HISTÓRIA

O prédio onde funciona a escola, tem para a cidade de Patos um valor histórico, uma vez que esta área abrigou o quartel de polícia e a antiga Câmara Municipal. No ano de 1930, as instalações foram doadas à Diocese de Patos e de posse do prédio, o bispo de Cajazeiras-PB, Dom João da Mata de Amaral, fundou em 1º de julho de 1938 o Ginásio Diocesano de Patos, construído com recursos da Diocese e da comunidade patoense.

A primeira direção do Ginásio coube ao Padre Manoel Vieira, trabalhador incansável, educador vocacionado, e promotor de ensino de qualidade, o qual permaneceu por 28 anos na administração da escola. O Ginásio adaptou-se à condição do meio social, ministrando uma formação cívica e cristã, motivo pelo qual às vezes foi considerado rígido por muitos.

Em 1942, a escola passa a ser chamada de Colégio Diocesano de Patos, até o ano de 1961, quando suas instalações foram compradas pelo Governo do Estado para abrigar o Colégio Estadual de Patos. Em 1971, o colégio passa a ser denominado de Colégio Estadual Pedro Aleixo, e em 1995 a escola, em homenagem aos serviços prestados pelo Monsenhor Manoel Vieira, passa a ser então chamada de Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira.

Nossa equipe fez uma visita ao colégio e registrou imagens de todo um ambiente histórico como o refeitório, corredores, sala dos professores, o ginásio, que passou por uma reforma, o famoso avião, batizado pelos alunos por parecer a escada de acesso aos aviões nos aeroportos.

Quem nos recebeu nesta visita foi a professora Klitia Cimene, que detalhou como serão as atividades realizadas em alusão ao aniversário de 85 anos da escola.

Confira a reportagem completa:

Foto: Acervo Histórico
Foto: Acervo Histórico
Foto: Acervo Histórico
Foto: Acervo Histórico
Foto: Acervo Histórico

Por Pabhlo Rhuan – Patosonline.com

Referências Bibliográficas – RESGATANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR MANUEL VIEIRA, MUNICÍPIO DE PATOS-PB. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2014/Modalidade_1datahora_11_08_2014_08_58_00_idinscrito_3057_9cda9de641edac2caf32299953e347ec.pdf


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo