3º Festival de Cultura de Picotes acontece neste sábado e vai homenagear Pinto do Acordeom



O 3º Festival de Cultura de Picotes (3º FECUP), realizado pela Prefeitura Municipal de São Mamede, através da Secretaria de Cultura do Município, e que acontece neste sábado, dia 09, na comunidade rural Vila Picotes, fará homenagem ao paraibano Pinto do Acordeom.

Sobre o homenageado: Francisco Ferreira Lima, o nacionalmente conhecido Pinto do Acordeom, é natural de Conceição do Piancó-PB, nascido em 18 de fevereiro de 1950. Cantor, compositor e instrumentista, defensor do Forró, já participou de vários festivais e é um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB) e da música raiz nordestina.

O festival entra para a sua terceira edição e tem como palco a Vila de Picotes, nacionalmente conhecida como a vila do cinema brasileiro, no município de São Mamede. O evento traz uma programação de atividades durante todo o dia. Logo cedo, às 5h, acontece a trilha ecológica e o rapel, que conta com o apoio do Corpo de Bombeiros de Patos-PB.

No período da tarde, a parte das oficinas, que surge como novidade dentro do festival. E à noite, acontecem as apresentações de artistas de São Mamede e de cidades circunvizinhas.

O festival tem o objetivo de provocar esse encontro das diversas manifestações culturais da região. Além de dar espaço para exposições de artesanatos, cactos, dos trabalhos realizados na vila e também do Clube do Fusca.

Para os organizadores, a homenagem para Pinto do Acordeon é por ocasião do exemplo que ele tem sido para a cultura popular, amante do acordeon e será a primeira personalidade cultural viva a receber homenagem no FECUP. Recentemente, o cantor recebeu o título de Mestre das Artes Canhoto da Paraíba. Esse título é oferecido a pessoas que fazem a cultura popular e que, por tradição oral, receberam e repassam para as novas gerações.

Sua obra se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba, após Lei a ser aprovada na Assembleia Legislativa do Estado.

Antes da programação dos shows culturais, tem missa campal alusiva à peregrinação que antecede a Festa da Padroeira de São Mamede. A missa será celebrada por Padre Daniel Leite.

E a partir das 22h, no palco do festival, canta Cicinho Lima com participação especial de seu pai, Pinto do Acordeom. Depois, o grupo As Meninas anima o público mais jovem e, para fechar a noite, a cantora Cyda Dias.


ASCOM

Edição: Jozivan Antero – Patosonline.com

error0
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com