3.750 testes covid-19 são realizados em média na cidade de Patos



O Centro de Testagem e apoio aos pacientes com a Covid-19, localizado no bairro Belo Horizonte, vizinho ao Laboratório Municipal, vem realizando a média mensal de 3.750 testes para diagnóstico da doença.

A informação é do gerente de Vigilância em Saúde, Laerth Júnior. Ele ainda informou que diariamente são ofertados 125 testes, sendo esses de swab e do diagnóstico rápido. Havendo necessidade, esse quantitativo pode ser maior.

Para ter acesso aos testes, os pacientes devem ter pelo menos 3 dias de sintomas  o swab, ou pelo menos 10 dias  para o teste rápido.

O Centro de Covid funciona todos os dias da semana, inclusive nos sábados e domingos, das 07h às 19h.

Centro de Testagem

Medidas preventivas e possibilidade de outro centro

O secretário Municipal de Saúde, Segundo Brito, trouxe a informação de que o Centro de Covid terá seu sistema informatizado para melhor controle dos pacientes que buscam testes diariamente, e ainda para evitar aglomeração de pessoas.

Ele explicou que muitos pacientes têm procurado repetir a testagem a cada semana, ou seja, mesmo sem sintomas e sem qualquer sinal da doença. Portanto, essa repetição também tem contribuído para situações de aglomeração. Desta forma, o cadastro informatizado também deve combater isso.

Ainda como forma de melhorar esse atendimento, o secretário adiantou que o município está organizando uma escala médica com o objetivo de abrir outro centro de covid, a fim de distribuir melhor a quantidade de pacientes.

Coordecom