Janela partidária para mudança de partido dos atuais vereadores abre na quinta-feira, (5)

urna eletrônica. Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE



A janela partidária para os atuais vereadores que pretendem mudar de partido estará aberta a partir desta quinta-feira (5) de março.

O prazo termina no dia 3 de abril e vai provocar mudanças significativas no atual cenário político dos municípios, uma vez que grande parte dos vereadores paraibanos que vão disputar o pleito de outubro, ainda estão em seus partidos de origem das eleições de 2016, por conta da lei da infidelidade partidária, que poderia provocar a perda do atual mandato por determinação judicial.

Agora, os vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura de sua cidade podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda, e ao mesmo definindo a nova composição dos partidos para as disputas majoritária e proporcional no pleito de outubro.

Até o dia 4 de abril, seis meses antes das eleições de outubro, as novas filiações partidárias precisarão ser encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que confirmará posteriormente cada procedimento, para permitir o eventual registro das candidaturas quando ocorrer as convenções partidárias.

Em Patos, a expectativa é que quase 90% da atual Câmara de vereadores faça uso da janela partidária e anuncie mudança da atual legenda, em busca de recursos e apoios políticos no pleito de outubro.

O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês.

Patosonline.com




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.