• Dra Milena
Jordan Bezerra

22 vaqueiros de gibão são homenageados na 5ª Grande Cavalgada de Miguel Lilioso, em Santa Terezinha; vídeo e fotos

ÓTICAS GUIMARÃES

Neste sábado, 17 de setembro aconteceu a 5ª Grande Cavalgada Miguel Lilioso, saindo da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, em Catingueira, por volta das 17h, com destino a Santa Terezinha, onde mais de 20 vaqueiros de gibão foram homenageados. Um resgate para esses homens que tanto contribuíram para nossa cultura nordestina. Quem animou a cavalgada foi o poeta e aboiador Jaelson Batista. Já à noite teve muito forró em praça pública com as bandas Forró dos Primos, Atuais do Forró e Zé de Freitas no Arraia do Povo.

A tradicional Cavalgada de Miguel Lilioso é realizada pela prefeitura de Santa Terezinha e outros parceiros, a exemplo do prefeito de Catingueira, Suélio Félix, Cavaleiros da Serra, entre outros colaboradores.

Um diferencial desta 5ª edição da cavalgada foi a homenagem para 22 vaqueiros de gibão dos dois municípios Catingueira e Santa Terezinha, de saudosa memória, homens que honram a tradição e cultura nordestina.

O Blog do Jordan Bezerra esteve fazendo a cobertura do evento cultural e conversou com um dos organizadores do evento, o vereador de Santa Terezinha Francisco Bezerra, que é filho de Miguel Lilioso. Francisco destacou a homenagem aos vaqueiros de gibão e também agradeceu aos colaboradores.

“Meu pai iniciou esse grande evento. Ele não está mais entre nós, mas fizemos em homenagem a ele, uma forma de dar continuidade à tradição, homenagem não só a ele, mas a vários vaqueiros, que fizeram parte de nossa história, e seus familiares se agradaram, eu tenho certeza. O objetivo dessa cavalgada também é fomentar a cultura, a economia”, destacou.

Quem também falou do evento foi o prefeito de Catingueira, Suélio Félix, o gestor destacou à importância de fomentar a cultura da cavalgada e parabenizou a organização do evento.

“Vocês estão de parabéns. Esse evento destaca o esporte, a cultura, jamais podemos esquecer esse evento. Esse trajeto que leva de Catingueira a Santa Terezinha, está de parabéns. Não podemos deixar de participar, de apoiar, sobretudo na homenagem aos vaqueiros”, disse Suélio.

Já o prefeito de Santa Terezinha, Arimateia Camboim, disse que era muito importante o resgate da cultura que conta com seu apoio. Elogiou a ideia de homenagear mais de 23 vaqueiros de gibão que tanto fizeram pela cultura, também parabenizou à família Lilioso pela organização do evento, lembrou Miguel Lilioso que amava essa cultura.

“A cada ano melhora na organização. Nós estamos destacando a cultura, a cultura da Cavalgada, do esporte, a organização está de parabéns. É uma data de muito carinho. Estão de parabéns. Não falta nada, vocês estão tocando o legado deixado pelo pai de vocês”, falou Arimateia.

O vereador de Catingueira Márcio de Zezé teve seu avô homenageado falou da importância dessa homenagem aos vaqueiros de gibão, que às vezes são meio esquecidos

“Agradeço desde já pela homenagem. Todos são merecedores, e eu estou aqui para representar o meu avô, que era um grande amigo do seu pai. Nós estamos aqui por eles. O homem do Gibão é pouco reconhecido, mas deveria ter mais destaques, assim como esse evento, dar mais valor aos vaqueiros”, falou o vereador.

Era nítida a alegria dos parentes dos vaqueiros homenageados na cavalgada. Os vaqueiros homenageados são eles:

Homenagem aos vaqueiros de gibão:

Vinte e dois vaqueiros da região serão homenageados na Cavalgada, são eles: Chico Paca (Fazenda Loreto), Israel Correia (Fazenda Serrote Branco), Dedé de Rosendo (Fazenda São Gonçalo), Raimundo Porfírio (Fazenda Oriente), Eliseu (Fazenda Tamanduá), Joaquim Soares (Fazenda Santo), Estevão Geraldo (Riacho do Cipó), Luiz de França Camboim (Riacho do Cipó), Chico Preto (Fazenda Tapera), Antônio de Chico Preto (Fazenda Tapera), Manoel Pereira (Riacho do Cipó), Epitácio Benedito (Fazenda Loreto), Biu de Freitas (Fazenda Oriente), Horácio (Boi de Brito), Belarmino (Fazenda Isope), Chico Serafim (Fazenda Urtiga), Antônio de Rita (Barrento), Gerson Nicacio (Fazenda Urtiga), Severino Valadares (Fazenda Saco), Manoel Gonçalves (Fazenda Serrote Branco), Dadá de Euclides (Fazenda Riachão), Zezé de Horácio (Fazenda Curtume) e Zé de Anselmo (Fazenda São José).

Por fim, o aboiador Jaelson Batista que falou da alegria está neste grande evento e deu uma palhinha para os amantes da cavalgada

“É um prazer estar aqui para fazer essa grande homenagem ao vaqueiro do sertão. Um evento para dar visibilidade aos grandes. Ficamos felizes de participar de um evento animado, democrático, cultural, que se chama Cavalgada”, comentou.

Veja o vídeo de cobertura do evento:

Por Blog do Jordan Bezerra


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo