13º BPM divulga balanço da 'Operação Carnaval' no Vale do Piancó



A Operação Carnaval 2014, da Polícia Militar, prendeu 22 pessoas em 6 cidades da região do Vale do Piancó, no sertão da Paraíba durante os cinco dias de feriado.

As ações se desenvolveram nas cidades que promoveram o Carnaval, quais sejam: Itaporanga, Conceição, Piancó, Coremas, Ibiara e Aguiar.

De sexta (28) a quarta (05), um adolescente e 03 armas de fogo foram apreendidos, em um total de 1810 abordagens a pessoas e 451 de veículos.

Das prisões registradas, 7 foram por embriaguez e desordem, 5 por vias de fato (agressão física), 3 por porte ilegal de arma, 2 por embriaguez ao volante, 3 por roubo, 1 por lesão corporal, 1 cumprimento de mandado de prisão, e, 01 menor que foi apreendido acusado de ameaça, desordem e desobediência.

Carnaval sem registros de homicídio no Vale

Pela primeira vez, após 4 anos, a região não registrou nenhum homicídio no período carnavalesco (vide quadro abaixo), portanto, uma redução de 100%.

Apenas um roubo de celular foi registrado, na cidade de Conceição, no dia 3, porém, a PM agiu rápido e prendeu os 3 acusados instantes após. 

Piancó e Conceição foram os locais com maior número de ocorrências: 9 e 5, respectivamente.

Em duas cidades o Carnaval foi de total e absoluta tranquilidade e não registraram ocorrências durante os 4 dias de festa: Itaporanga e Aguiar.

Piancó – A cidade de Piancó foi a que mais registrou ocorrências, com 9 no total. Todas sem muita gravidade, exceção a 01 furto de veículo (recuperado momento depois pela PM, mas com a autoria desconhecida até o momento) e de outra, onde um homem que foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

Ibiara – Uma tentativa de homicídio contra dois jovens foi registrada na Área de Lazer Pólo Sertanejo, em Ibiara, na tarde do dia 03. A vítimas informaram que cada uma delas havia sido atingida por um golpe de mini-canivete e acusaram uma pessoa de nome Mauricleudo Galdino, como autor do crime, que se encontra foragido.

Os jovens foram atendidos pelo SAMU e depois prestaram queixa na Delegacia contra Mauricleudo. O acusado foragiu e até o momento não foi localizado. Os ferimentos foram leves e as vítimas não correm risco de morte.

Principais ocorrências registradas nos últimos 4 anos – considerando o período carnavalesco (sexta a quarta-feira)

 

                                Anos

Ocorrências

2011

2012

2013

2014

Homicídio

1

1

1

0

Roubo

0

0

0

0

Lesão corporal

2

5

4

1

 

Participaram da Operação todos os 300 policiais do 13º BPM, além de policiais da 6ª Companhia do BOPE, da 4ª CPTran e da Força Tática de Teixeira.

Segundo o Comandante do 13º BPM, Major Jurandy, o baixo índice de ocorrências policiais registradas durante o período carnavalesco se deu pela forte ação de prevenção desenvolvida pela Polícia Militar, que empenhou todo o efetivo do 13º BPM na operação, reforçando o policiamento ostensivo nos locais das festividades na região.

“Podemos considerar que o ápice das festividades carnavalescas no Vale do Piancó, se deu no domingo, dia 02, com a apresentação da banda Biquini Cavadão, onde foi registrado o maior público e nenhuma ocorrência foi registrada. Devemos isso, primeiramente a Deus, e ao trabalho incansável dos guerreiros do 13º BPM que se empenharam ao máximo para que os foliões da região, assim como os turistas, tivessem um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos. E, por fim, há que se registrar o apoio do Comando de Policiamento Regional II, que nos momentos críticos da operação, enviou tropas da Força Tática (Teixeira) e da 6ª Companhia do BOPE, que prestaram um auxílio providencial  para que tudo transcorresse da melhor forma possível.” Finalizou o major.

Fonte – 13º BPM – COPOM