comentários  

08 de dezembro de 2018, 12:42

Disciplina, resistência e equilíbrio! Projeto de Karatê revela campeões e transforma vidas na cidade de Patos


“Um passo à frente, e você não está mais no mesmo lugar”. O professor Odilon Avelino desenvolve há 11 anos projeto de Karatê na Universidade Estadual da Paraíba, Campus Patos (UEPB/Patos). Esse passo dado fez surgir atletas campeões, criou perspectivas para jovens, incentiva prática esportiva, dá qualidade de vida para muitos e se pode dizer que tem transformado pessoas.

O projeto filantrópico acontece com apoio da própria UEPB/Patos e o professor Faixa Preta Odilon Avelino dá aulas gratuitamente. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre com início às 21h00, os alunos e mestres se encontram para os treinos com adultos e crianças. A arte marcial centenária canaliza a força, dá disciplina aos praticantes e desenvolve o equilíbrio e a concentração.

O professor Kleber Lucena começou a praticar Karatê incentivado por um amigo, mas decidiu levar também seus dois filhos ao esporte. Os garotos Kauan, 12 anos, e Kaique, de 10, são exemplos para muitos e já exibem medalhas conquistadas em eventos ocorridos na Paraíba. Recentemente, em Campina Grande, os garotos trouxeram três medalhas durante participação em competições. “...o que o esporte tem para trazer são bons frutos. Nós aguardamos o futuro para ver o que vai acontecer, mas, no mínimo bons cidadãos, grandes homens eu espero que eles se tornem. Com relação ao esporte, se eles vão conquistar alguma coisa, ou permanecer ou não, o futuro vai dizer”, relatou Kleber.

Édipo Abner passou de aluno do projeto de Karatê para professor. O jovem é um dos destaques e exemplos de superação. Ele estava em um caminho que tem levado vários jovens para a perdição diante de uma sociedade de poucas perspectivas para a juventude, porém, atualmente canalizou sua energia para o esporte. Outro aluno, Raimundo Monteiro, reside no Bairro Placas. Raimundo viajou neste sábado, dia 08, para a cidade de Natal (RN). O atleta irá participar de evento de luta livre e espera seguir carreira de lutador profissional. Raimundo vem de um bairro de periferia e que enfrenta preconceito na sociedade, no entanto, o jovem mostrou que se pode fazer escolhas positivas para seguir.

O mestre professor Odilon Avelino é sinônimo de altruísmo, dedicação a vida e de incentivo ao esporte de forma gratuita e apaixonada. Graças aos esforços do professor Odilon, centenas de atletas estão espalhados pela Paraíba. O mestre tem história de incentivo ao Karatê e sua contribuição fez existir o esporte em várias cidades. São mais de 20 anos de dedicação ao Karatê e de frutos incríveis dados através da arte marcial que transforma vidas.

 

 

Jozivan Antero – Patosonline.com

 


OUÇA entrevista com Odilon Avelino, Édipo Abner, Raimundo Monteiro e Kleber Lucena:

Fotos e vídeos da postagem



Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.