comentários  

15 de outubro de 2017, 17:34

Câmara de Santa Terezinha aprova as contas do ex-prefeito Arimatéia Camboim


Sessão Ordinária aconteceu na tarde da sexta-feira do (13), na Casa Geraldo Luiz Camboim, em Santa Terezinha-PB. O Presidente Francisco Bezerra (PSB) abriu os trabalhos, às 17h05. O Presidente apresentou os votos de pesar aos familiares de José Dantas Lúcio (Miúdo) e Lindoval Paulino (Baxii). Todos os noves vereadores marcaram presença.

Quem fez primeiro uso da tribuna foi vereador Pedro Sopa (PSDB), agradeceu a Deus e os presentes pelo momento. Acostou-se aos votos de pesar. Falou da importância do Projeto da criação coordenação da Defesa Civil no Município. Lamentou a crise que vive a prefeitura às vezes falta até um saco de cimento pra fazer um serviço. Disse que era bom à gestora vir à Câmara, pelo menos em seis em seis meses, prestar conta ao povo.

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB), agradeceu os presentes, falou da importância do pessoal dos assentamentos vir assistir às sessões, como hoje. Falou do Kit Escolar e fardamento entregue pela gestora. Por fim, disse que já foram feitas 90% das estradas do município. Relatou que foram recuperados alguns mata-burros. Também pontuou que algumas cirurgias feitas no município. Pediu que a oposição reconhecesse os acertos da gestão, pois fazem só criticar.

O vereador Zé Nilton (PR) lamentou as percas, destacou que Baxii e Miúdo, disse que eram pessoas queridas na cidade. Falou que apoia o Outubro rosa. Relatou que o vereador Menon foi infeliz, quando criticou Dr.Ruy, pois esse faz muito pelo município e, não é de hoje.

O presidente Francisco Bezerra (PSB), Saudou a todos. Parabenizou à luta dos assentamentos no município.  Disse que vai lutar junto ao deputado Hugo Motta (PMDB), para conseguir um trator equipado, para servir os três assentamentos, pois a agricultura familiar é muito importante para o município. 

Disse que reivindicar e fiscalizar é prerrogativas do vereador, e que não será omisso com os problemas do povo. Solicitou do Secretário de Agricultura Marlos Lúcio, agilidade na conclusão das barragens subterrânea, haja vista, a proximidade do inverno.  Apresentou um requerimento que solicita do INCRA a recuperação da barragem agrícola do Assentamento Dom Expedito.

Pediu ao líder da prefeita, se é possível adquirir carros para saúde, com o dinheiro das emendas parlamentar já creditado na conta da prefeitura para custeio da saúde. Parabenizou o Pe.Sebastião e todas as pastorais pelo sucesso da festa. Felicitou as crianças e os professores. Apresentou um Projeto de Lei, que denomina nome de Rua: José Alves de Medeiros (Galego da ambulância) ex-vereador, que tem muitos serviços prestados ao município. Colocou um requerimento, que pedi à gestora que envie um Projeto de Lei, que concede insalubridade para os profissionais da saúde do PSFs (Médicos, odontólogos, ACD, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Atendentes e Auxiliares de Serviços Gerais).

 Por fim, cobrou da prefeita à realização do Campeonato de Futebol de Campo. Haja vista, que foi uma promessa de campanha. O presidente solidariza-se ao pleito dos atletas do município. O vereador apresentou um voto de repudio a Senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE), que pediu o fim da estabilidade ao servidor público.

O vereador Salomão Cordeiro (PP) acostou-se aos votos de pesar. Valorizou a propositura do presidente Francisco, que apresentou um Projeto de Lei, que denomina o nome de rua, ao Galego da Ambulância, ex-vereador. Segundo Salomão, é muito merecida essa homenagem, pois o Galego fez muito por Santa Terezinha.

Disse que a uma senhora Maria de seu Chagas, do sítio Várzea Alegre, veio à farmácia básica, buscar remédio e fralda para seu filho adulto, que é doente, e que a senhora foi mal tratada e, ainda por cima não tinha o que veio buscar. O vereador repudiou veementemente esse comportamento, pois ela já sofre muito com seu filho, esses casos são de prioridades, para sobrevivência da pessoa, portanto, não pode faltar.

Em relação ao projeto que implanta a Defesa Civil classifica como importante para o município pediu apenas, que a gestão fique atenta para não perder os convênios. Parabenizou a entrega do Kit Escolar, contudo, disse que foi tarde e incompleto, pois faltou o short.

Por fim, disse que o Mercado de Artesanato, precisa ter continuidade para o dinheiro ser liberado, segundo Salomão, foram concluídos pouco mais de 45%, quando chegar aos 50% será liberado mais uma parcela do dinheiro, que está na Caixa Econômica. Falou que apoia o Outubro Rosa e, parabenizou o Padre e missionários pelo sucesso da festa da Padroeira de Santa Terezinha.

O parlamentar Menon Ayres (PROS) saudou os presentes. Pediu providências da gestão em relação aos esgotos da cidade. Disse que Dr.Ruy vem pedir votos quando chega às eleições para deputado, ele cobra o favor para votar no seu deputado, portanto não está trabalhando de graça, pois, ainda recebe pelas cirurgias feitas no município.

Relatou que na cidade tem pessoas que são beneficiadas, e por isso não querem ouvir criticas, mas é função dos vereadores fiscalizar os erros e buscar solução junto à gestão, o povo nos cobra, e, que não vai para, por causa de meia dúzia.

Parabenizou a gestão com ressalvas, em relação ao Kit Escolar, pois veio incompleto. Parabenizou a Assistente Social pelas explicações, e cobrou que, ela colocasse as famílias carentes que estão sem ser assistidas com as cestas básicas.  Por fim parabenizou as crianças e os professores.

O líder da prefeita Edcarlos Soares (DEM), saudou a todos. Acostou-se aos votos pesar. Destacou a importância do Projeto da Defesa Civil, pois vai ajudar muito ao município, sobretudo com os carros-pipa. Quando a critica que fez o vereador Salomão, disse que vai apurar e, que não passa a mão na cabeça de ninguém, se houve erro, vai avisar a prefeita.

Lamentou muito a queda do FPM, pois só mês Setembro caiu em 300 mil reais, devido isso, ocorreu alguns atrasos de pagamentos, a exemplo do salário da prefeita, secretários, alguns funcionários e fornecedores.  Só de INSS foi descontados 140 mil, de uma vez só, o que prejudicou muito as contas da prefeitura. Por fim, disse que não é só choradeira dele, mas uma realidade.

Espera melhorar os repasses do FPM, para poder melhorar as coisas na gestão. Agradeceu ao deputado Hugo Motta, pelo trabalho por Santa Terezinha.

A Câmara aprovou por unanimidade as contas do ex-prefeito Arimatéia Camboim, referente ao ano 2014. A Câmara acompanhou o parecer do TCE, que foi favorável aprovação das contas do ex-gestor. Todos os projetos e os requerimentos foram aprovados, a próxima sessão será dia 27 de Outubro. 

 

 

Texto e foto de Jordan Bezerra 

Fotos e vídeos da postagem



Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.