comentários  

01 de julho de 2017, 12:33

Sessão marca o fim dos trabalhos Legislativos do 1° semestre


Na tarde dessa quarta-feira, (28), aconteceu a Sessão Ordinária na Câmara Geraldo Luiz Camboim, em Santa Terezinha-PB, que marcou o encerramento dos trabalhos Legislativos do 1° semestre. O Presidente Francisco Bezerra (PSB) abriu os trabalhos às 15h25. Todos os Vereadores compareceram à reunião.

 

Quem primeiro usou à tribuna foi a Vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) agradeceu a Deus por cumprir à missão no 1° semestre na Câmara. Parabenizou o Presidente pela redução do recesso parlamentar.

O Vereador Zé Nilton (PR) agradeceu a Deus pelos trabalhos Legislativos. Destacou a importância dos Projetos: Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) e da Insalubridade dos motoristas. Avaliou os 06 meses da Prefeita, Terezinha de Zé Afonso (PSDB), como positivo, pois a saúde melhorou e os salários estão em dias.

O parlamentar Damião Ayres (PROS) agradeceu a Deus pelo momento. Solicitou à distribuição das cestas básicas, por parte da Prefeita, pois têm muitas famílias carentes no Município. Cobrou da Secretaria de Obras, o conserto do Ginásio de Esporte do Município, pois está caindo os pedaços.

Menon apresentou um requerimento, que pedi uma passagem molhada na estrada que dá acesso ao Assentamento Nego Fuba, na propriedade de Weliton Pires. Por fim lamentou os ocorridos na festa da Rocinha no dia (24), onde teve brigas, e não houve segurança por parte da Polícia Militar. Também criticou o episódio, que barrou o cantor Wandy Soares do palco da festa da Rocinha. Pediu ajuda da Prefeitura para três pessoas que estão acometidas de câncer e, não têm rendas.

Já o Vereador Pedro Sopa (PSDB) agradeceu à solidariedade dos amigos, pois perdeu seu pai este mês, o senhor Amâncio Vieira, que deixou um legado de trabalho e lealdade para toda sua família. Lamentou a confusão na festa da Rocinha, disse que esteve no 3° Batalhão de Polícia em Patos, pediu reforço para à festa, mas devido o São João de Patos, o Major Douglas não pode mandar.  Por fim, disse que as estradas do Município estão sendo feitas aos poucos, mas devido à crise econômica tá faltando dinheiro até para o combustível da máquina.

Salomão Cordeiro (PP). Destacou o Projeto da LDO. Já sobre seu projeto que regulariza a distribuição e armazenamento de medicamento da Farmácia Básica, será votado no 2° semestre. Cobrou agilidade da gestão na marcação de cirurgias, não pode haver negligência nessa área, pois são vidas que estão em jogo.

O Vereador denunciou um carro modelo Pálio placa; OFZ: 4593 da Prefeitura que rodou mais 24 mil km, de acordo com os balancetes do mês de Março, segundo o parlamentar é inadmissível, pois daria para dá 35 viagens à Capital.  Por fim, classificou como vergonhoso o que fizeram com o filho da terra, o cantor Wandy Soares, que foi barrado no palco, pelo pessoal da prefeitura, demonstrando; rancor, ódio e perseguição com o vocalista. Lamentou à falta de segurança na festa da Rocinha.

O Presidente Francisco Bezerra (PSB) justificou sua ausência na audiência pública da LDO. Parabenizou a senhora Prefeita pela implantação da insalubridade para os motoristas. Solicitou agilidade da gestão para fazer as estradas do Município, pois, a maioria das estradas estão em péssimo estado. Citou o exemplo do Prefeito de Catingueira Dr.Odir Borges, que está percorrendo todas as estradas e, mandando fazer o roço das estradas antes de passar a máquina e, sem custo para os munícipes. Cobrou da gestão iluminação para à cidade e a zona rural. Acostou-se ao Vereador Menon, quanto às famílias que estão sofrendo com câncer, precisa de cuidados diferenciado por parte da gestão, o que não está ocorrendo.

O Vereador fez um breve resumo dos seus 06 meses de administração frente à Casa do Povo. Afirmou que foram aprovados 13 Projetos de Lei, 32 requerimentos e 03 Projetos de Resoluções. Destacou o Projeto das sessões itinerantes, a redução do recesso parlamentar, as melhorias na Casa, como: compra de cadeiras para os Vereadores, aquisição de microfones, recuperação das cadeiras do Plenário da Câmara. No início de junho pagou o décimo dos funcionários da Casa. Fez o 1° arraiá da Câmara e criou o Portal da Transparência.

Por fim traçou algumas metas para o 2° semestre no Poder Legislativo como: o acervo fotográfico dos Vereadores, Prefeitos e vice-prefeitos do período de 1962 a 1992. Disse que vai lutar para climatizar a Câmara, reformular o Regimento Interno, pois tem quase 30 anos, e Lei Orgânica do Município. Agradeceu aos seus pares e, pediu desculpa se cometeu alguma falha com os colegas de trabalho.

O líder da Prefeita Edcarlos Soares (DEM) lamentou os poucos Vereadores na audiência Pública da LDO. Falou da parceria na área de saúde com as FIP e a prefeitura onde pacientes são atendidos na Faculdade. Citou que à antiga gestão deixou um débito de mais de 10 mil reais com a Cagepa. Sobre as estradas ratificou que serão feitas aos poucos. Em relação aos acontecidos na festa da Rocinha, afirmou que não comunga com o errado. Destacou uma parceira com a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) que vai construir 06 cisternas em Santa Terezinha, com capacidade de 52 mil litros cada, serão construídas nas Escolas rurais do Município.

Sobre a problemática da marcação de consultas e exames, lembrou que o SUS está com uma tabela defasada. Por fim, disse que o Ministério Público Estadual esteve na Prefeitura cobrando o pagamento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, o (PMAQ), uma conta da gestão anterior, mas que vai cair nas costas da atual gestão. A próxima sessão foi marcada para depois do recesso parlamentar, no dia 21 julho.

 

 

Texto / Jordan Bezerra 

 


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.