comentários  

07 de novembro de 2012, 09:14

Papa Bento XVI nomeia Padre Eraldo Bispo da Silva como 4º Bispo da Diocese de Patos


Na manhã de hoje quarta-feira, 07 de novembro, às 7h, o Papa Bento XVI nomeou Pe. Eraldo Bispo da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Vigário Geral da Diocese de Barreiras, como o 4º Bispo para a Diocese de Patos na Paraíba.

A Diocese de Barreiras recebeu a notícia que foi por Dom Josafá Menezes da Silva em Missa celebrada na Catedral São João Batista, logo após a publicação feita pela Santa Sé. O Bispo diocesano presidiu a ação de graças e o Mons. Eraldo, o Pároco da Catedral, Padre Verneson, e outros Padres da Diocese de Barreiras concelebraram. Religiosas, Diáconos e muitos fiéis participaram da celebração.

A Diocese de Barreiras, nos seus 33 anos, tem pela segunda vez a satisfação de ver um Padre de seu presbitério, elevado ao ministério episcopal. Em 24 de abril de 2002 viveu a alegria semelhante com a nomeação do Padre Paulo Romeu Dantas, na época Pároco da Catedral de São João Batista, para Bispo Diocesano de Alagoinhas.

Depois de 27 anos de presença e missão passando por várias Paróquias e Coordenações Pastorais na Diocese de Barreiras Padre Eraldo deixa sua marca de disponibilidade apostólica, de um zelo muito grande pelo ministério sacerdotal, consciente de que sua missão é a do serviço ao Reino de Deus.

Pe. Eraldo nasceu no dia 13 de agosto de 1966, na cidade Monteiro na Paraíba. Filho de Pedro Moreira da Silva e Maria José Bispo Moreira é o 6º de oito filhos do casal.

Pe. Eraldo cursou as séries iniciais e 2º grau na Paraíba.
Desde a primeira comunhão começou perceber o chamado para consagração sacerdotal. Foi acompanhado por Religiosas, pelo Pároco de sua cidade e pelas lideranças das comunidades. Através de uma Religiosa entrou em contato com Dom Ricardo e por ele foi acolhido com entusiasmo em 17 de dezembro de 1985 na condição de candidato ao Seminário. No início de 1986 foi para o Seminário Santa Cruz de Goiânia onde cursou Filosofia e Teologia.

Foi ordenado Diácono dia 04 de agosto de 1992 na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Barreiras e ordenado Sacerdote por Dom Ricardo Weberberger, no dia 24 de abril de 1993 na cidade de Monteiro na Paraíba.

Como Sacerdote na Diocese de Barreiras Pe. Eraldo exerceu as seguintes funções: Em 1993, Vigário Paroquial na Paróquia de Santa Rita de Cássia, 1994-1999, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Srª Aparecida de São Desidério e Coordenador do Vicariato IV, 1994-2003, Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo, 1995-1996, Coordenador Diocesano da PJ, 1997-1999, Coordenador Diocesano de Pastoral, 1997-2005, fez acompanhamento dos Seminaristas da Diocese no Seminário de Goiânia, até o momento atual responsável pelos processos de Nulidade Matrimonial (Auditor), 1995-1999 e de 2002 até agora, Secretário do Conselho Presbiteral, 2000-2004, Pároco da Paróquia Senhora Santana em Riachão das Neves, 2003-2004, Coordenador de Diocesano de Pastoral e do Vicariato III, 2005 até agora, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Econômico da Diocese de Barreiras, 2005-2001, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Luís Eduardo Magalhães, 2008-2009, Coordenador do Vicariato IV, 2010 ao início de 2012, Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo, 2010 até agora, membro da Equipe de Acompanhamento aos Seminaristas, 2010, Administrador Diocesano, 2011 até agora, Vigário Geral da Diocese de Barreiras, 2012, Pároco da Paróquia Nossa Srª do Perpétuo Socorro no Bairro Sandra Regina em Barreiras, 2012, Secretário Executivo da Comissão Diocesana de Justiça e Paz.

Realizou os seguintes cursos depois do Seminário: 2001-2002, Metodologia da Formação Presbiteral e Religiosa para Formadores na Universidade Católica de Salvador-BA - UCSAL e em 2002 foi em Direito Canônico no ITEPAL na Colômbia.

Mensagem de Pe. Eraldo
Caros irmãos e irmãs,
O Santo Padre o Papa Bento XVI através da Nunciatura Apostólica no Brasil, na data de 07 de novembro, me nomeou Bispo para a Diocese de Patos na Paraíba. Eu recebi como um chamado de Cristo por meio da Igreja e me dispus prontamente, pois embora seja uma tarefa árdua, não será assumida sem a Graça de Deus. Pensei em alegar fraqueza, limitação, mas logo fui confortado ao pensar naquela afirmação do Apóstolo Paulo: “Quando sou fraco, então é que sou forte”.

Patos é uma Diocese que foi criada pelo Papa João XXIII em 17 de janeiro de 1959; composta de 27 Paróquias numa área de 11.000Km² com uma população de aproximadamente 400.000 habitantes. E um índice de 92,5% de católicos. Eu serei o 4º Bispo daquela Diocese. A padroeira da Diocese e da Catedral é Nossa Srª da Guia, celebrada festivamente no dia 24 de setembro.

Depois de 27 anos nesta amada Igreja de Barreiras, sendo 20 anos como Sacerdote, tendo assumido muitas atividades, Paróquias e comunidades, tenho o coração repleto de gratidão e alegria.

Agradeço a todos(as) pelo carinho percorrido com todas as situações próprias de quem se põe a caminho. Mesmo quando a alegria do Evangelho foi interrompida pelas limitações humanas.
Irei para a Diocese de Patos com a riqueza que a Igreja de Barreiras, seus Bispos, Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosas(os), Animadores(as) de tantas comunidade e todo o povo de Deus, me concedeu nestes longos anos da minha vocação.
São João Batista nos abençoe e Nossa Senhora seja a nossa guia.
Barreiras, 07 de novembro de 2012.

Padre Eraldo Bispo da Silva
Bispo eleito para a Diocese de Patos-PB



Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.