comentários  
  

21 de dezembro de 2011, 09:09

Santa Terezinha Comemora 50 anos de Emancipação Política com um dia todo festivo


A pacata e hospitaleira cidade de Santa Terezinha (PB), localizada em pleno sertão paraibano a 320 km da capital João Pessoa e a 20 km oeste da cidade de Patos (PB), comemorará 50 anos de emancipação política na próxima quinta-feira (22) com um dia todo festivo.

A festa inicia as 5h30 com alvorada, desfile da fanfarra municipal, hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura, missa em Ação de Graças na quadra de esportes, café da manhã, música ao vivo, apresentações culturais, exposições de trabalhos realizados pelas secretarias municipais.

Pela tarde acontecerá a corrida masculina, corrida feminina, corrida de jegue e o pau de sebo todas as atividades com premiações em dinheiro. A Prefeitura entregará a população uma moto 0 km, um carro 0 km, um micro-ônibus e a reforma do Posto do PSF I e em seguida acontecerá churrasco e chope para a população em frente à Escola Alice Carneiro.

Em Praça Pública apartir das 18h shows com PagoBoys, Luan a Forró Estilizado, Os Três do Nordeste, Forró Saia Rodada e Matéia do Forró.

Santa Terezinha, Princesinha das Espinharas

A cidade de Santa Terezinha nasceu a partir de um ato religioso, onde todos os moradores se reuniam no mês de maio para rezarem a novena a Virgem Maria. Suas raízes datam de 1900 com implantação do sitio Cabaças, propriedade do senhor Pedro Soares dos Santos, atualmente sede municipal.

A primeira missa foi realizada em 17 de outubro de 1931, então, o Padre José das Neves encantado com a geografia local daquele lugar onde pode se observar várias serras, dentre as quais se observa o Pico do Jabre o ponto alto da Paraíba e pela fé do povo, sugeriu que fizessem uma capela. O nome da padroeira foi escolhido Santa Teresinha devido ter sido canonizada há pouco tempo.

O povoado tornou-se distrito pela lei 653/51 de 05 de dezembro de 1951. Sua emancipação política ocorreu graças ás gestões desenvolvidas pelo Deputado José Cavalcanti, autor do projeto, e assessorado por Ermenegildo Correia de Melo, José Mineo Leite e Walter Ayres.

O projeto foi transformado na Lei n° 2.677 de 22 de dezembro de 1961 que criava o novo município, sendo oficialmente instalado nos dia 28 de dezembro do corrente ano, quando se desmembrava do município de Patos (PB). Para Prefeito foi nomeado o senhor José Mineu Leite, para o período 1961/1962.

O primeiro Prefeito eleito pela escolha popular foi o senhor Severino Pereira Sobrinho para o período de 1962/1967. Atualmente o município está sendo governado pelo senhor Davi Cordeiro de Oliveira num período de 2009/2012.

Programação:

Manhã:

05h30 – Alvorada (queima de fogos);

6h30 – Desfile Cívico da Fanfarra Municipal Santa Terezinha pelo Centro da Cidade;

07h- Ato Cívico- Hasteamento das Bandeiras, execução do Hino Nacional em frente à Prefeitura;

7h30 – Missa em Ação de Graças aos 50 anos de Emancipação Política na quadra de esportes;

8h30 – Café da manhã na quadra de esportes e música ao vivo com apresentação do artista Zé Carlos;

09h – Apresentações Culturais, PETI, Projovem e Grupo de Idosos;

10h- Apresentação tendas das ações das Secretarias Municipais e verificação de pressão; glicemia; entrega de preservativo e entrega de exames;

Tarde:

15h – Corrida Masculina e Corrida Feminina;

16 – Corrida de Jegue;

16h30 – Pau de Sebo (Praça Minéo Leite)

17h – Inaugurações da reforma do Posto do PSF I, entrega de uma moto 0km, um carro 0 km e um micro-ônibus;

17h30 – Churrasco, chope e refrigerante em frente a Escola Alice Carneiro;

Noite:

Apartir das 18h shows em praça pública com Pagoboys, Luan e Forró Estilizado, Os Três do Nordeste, Forró Saia Rodada e Matéia do Forró.

 

Ascom da PMST


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.


ROBERTO LEITE COUTINHO

ROBERTO LEITE COUTINHO

23 de dezembro

Na condição de filho de José Minéo, ficou satisfeito e agradecido, pelo histórico relativo à criação do município de Santa Terezinha, cujo primeiro Prefeito foi meu Pai, José Minéo Leite, filho de Hermenegildo (Seu Minéu). Abraço Roberto Minéo.

João de sousa

João de sousa

22 de dezembro

Esse é meu prefeitinho querido, não perde nunca mais...Davizinho só tem você.

CHICO VELHO - PARABÉNS A SANTA TEREZINHA

CHICO VELHO - PARABÉNS A SANTA TEREZINHA

21 de dezembro

No seio das espinharas
Nasceu Santa Terezinha
No local Riacho Cabaças
Que antes, foi princesinha
Hoje, mais glorificada
Terra brilhosa e amada
Encantadora, sua e minha
Santa Terezinha amada

Alma sublime do amor

Nasceste no sítio Cabaças

Tesouro de tantas graças

Aqui, meu céu-esplendor!


Tu hoje aniversarias

Eh, Parabéns de verdade!

Resplandecente de amor

Eis, quanta felicidade!

Zelosa de quanto brilho

Insigne de liberdade

Neste teu áureo jubileu

Há cinquenta anos nasceu

A excelsa bela cidade!

isabel

isabel

21 de dezembro

quando vai ser a festa??e hoje ou amanha vai ser em praça publica??