comentários  

21 de dezembro de 2011, 09:09

Santa Terezinha Comemora 50 anos de Emancipação Política com um dia todo festivo


A pacata e hospitaleira cidade de Santa Terezinha (PB), localizada em pleno sertão paraibano a 320 km da capital João Pessoa e a 20 km oeste da cidade de Patos (PB), comemorará 50 anos de emancipação política na próxima quinta-feira (22) com um dia todo festivo.

A festa inicia as 5h30 com alvorada, desfile da fanfarra municipal, hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura, missa em Ação de Graças na quadra de esportes, café da manhã, música ao vivo, apresentações culturais, exposições de trabalhos realizados pelas secretarias municipais.

Pela tarde acontecerá a corrida masculina, corrida feminina, corrida de jegue e o pau de sebo todas as atividades com premiações em dinheiro. A Prefeitura entregará a população uma moto 0 km, um carro 0 km, um micro-ônibus e a reforma do Posto do PSF I e em seguida acontecerá churrasco e chope para a população em frente à Escola Alice Carneiro.

Em Praça Pública apartir das 18h shows com PagoBoys, Luan a Forró Estilizado, Os Três do Nordeste, Forró Saia Rodada e Matéia do Forró.

Santa Terezinha, Princesinha das Espinharas

A cidade de Santa Terezinha nasceu a partir de um ato religioso, onde todos os moradores se reuniam no mês de maio para rezarem a novena a Virgem Maria. Suas raízes datam de 1900 com implantação do sitio Cabaças, propriedade do senhor Pedro Soares dos Santos, atualmente sede municipal.

A primeira missa foi realizada em 17 de outubro de 1931, então, o Padre José das Neves encantado com a geografia local daquele lugar onde pode se observar várias serras, dentre as quais se observa o Pico do Jabre o ponto alto da Paraíba e pela fé do povo, sugeriu que fizessem uma capela. O nome da padroeira foi escolhido Santa Teresinha devido ter sido canonizada há pouco tempo.

O povoado tornou-se distrito pela lei 653/51 de 05 de dezembro de 1951. Sua emancipação política ocorreu graças ás gestões desenvolvidas pelo Deputado José Cavalcanti, autor do projeto, e assessorado por Ermenegildo Correia de Melo, José Mineo Leite e Walter Ayres.

O projeto foi transformado na Lei n° 2.677 de 22 de dezembro de 1961 que criava o novo município, sendo oficialmente instalado nos dia 28 de dezembro do corrente ano, quando se desmembrava do município de Patos (PB). Para Prefeito foi nomeado o senhor José Mineu Leite, para o período 1961/1962.

O primeiro Prefeito eleito pela escolha popular foi o senhor Severino Pereira Sobrinho para o período de 1962/1967. Atualmente o município está sendo governado pelo senhor Davi Cordeiro de Oliveira num período de 2009/2012.

Programação:

Manhã:

05h30 – Alvorada (queima de fogos);

6h30 – Desfile Cívico da Fanfarra Municipal Santa Terezinha pelo Centro da Cidade;

07h- Ato Cívico- Hasteamento das Bandeiras, execução do Hino Nacional em frente à Prefeitura;

7h30 – Missa em Ação de Graças aos 50 anos de Emancipação Política na quadra de esportes;

8h30 – Café da manhã na quadra de esportes e música ao vivo com apresentação do artista Zé Carlos;

09h – Apresentações Culturais, PETI, Projovem e Grupo de Idosos;

10h- Apresentação tendas das ações das Secretarias Municipais e verificação de pressão; glicemia; entrega de preservativo e entrega de exames;

Tarde:

15h – Corrida Masculina e Corrida Feminina;

16 – Corrida de Jegue;

16h30 – Pau de Sebo (Praça Minéo Leite)

17h – Inaugurações da reforma do Posto do PSF I, entrega de uma moto 0km, um carro 0 km e um micro-ônibus;

17h30 – Churrasco, chope e refrigerante em frente a Escola Alice Carneiro;

Noite:

Apartir das 18h shows em praça pública com Pagoboys, Luan e Forró Estilizado, Os Três do Nordeste, Forró Saia Rodada e Matéia do Forró.

 

Ascom da PMST


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.