comentários  
  

05 de novembro de 2010, 15:05

Ato público reúne escolas e entidades em prol da revitalização do Rio Espinharas


Visando cobrar maior compromisso dos órgãos públicos e conscientizar a população para um maior respeito com o Rio Espinharas de Patos, foi realizada na manhã desta sexta-feira (05), na Praça Getúlio Vargas, um encontro entre alunos de várias escolas, poder público municipal e diversas entidades. Portando cartazes e faixas, levando o ideal de conservação do Rio, estudantes de várias escolas saíram em caminhada até o local. O ato público foi organizado pelo professor Luiz Lima de Aquino, com apoio do Colégio GEO.

Durante o encontro, representantes do poder público municipal receberam documento e projeto de revitalização do rio, solicitando empenho destes, na concretização dos trabalhos.

“O principal propósito da caminhada foi sensibilizar a população para a atual situação do Rio Espinharas. A consciência ecológica dos alunos já existe, o que falta é um maior comprometimento das autoridades para juntamente começar a se fazer algo de concreto. O prefeito Nabor Wanderley disse anteriormente que se comprometeria a dar início ao trabalho de revit alização, e que o próximo governo deveria dar continuidade”, afirmou Luiz Aquino – professor de Geografia das escolas GEO e Cristo Rei.

Sebastião dos Santos Lima – secretário do Meio Ambiente, declarou que a Secretaria está disposta a abraçar essa causa juntamente com todas as entidades e instituições presentes no encontro.

Para o professor de Geografia das FIP e coordenador do projeto de revitalização do Rio Espinharas, Osman Batista, o dever da instituição como fonte de pesquisa está sendo feito, promovendo a conscientização da sociedade em torno do tema. Osman ainda destacou que é necessário haver uma correta aplicação da legislação, para que todos possam refletir quando forem usar o rio de forma errada.

A poluição existente hoje no Espinharas tem sido motivo de diversos estudos, inclusive de pesquisadores da UFCG, preocupados com os efeitos negativos ao meio ambiente, decorrentes da falta de consciência da população e descaso das autoridades.

O vereador petista, Edileudo Lucena apresentou na noite desta quinta-feira (04), na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, um projeto criando o Dia Municipal do Rio Espinharas. O objetivo é tornar esse dia, 24 de novembro, uma data de luta e ações por parte do governo municipal e sociedade organizada, na revitalização do rio.

 

Hélio Barbosa/ Patosonline

Fotos: Jozivan Antero / Hélio Barbosa

 

Ato Público

Ato Público

Revitalização do Rio Espinharas

 


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.


observador do cotidiano

observador do cotidiano

06 de novembro

Em vez do vereador tentar criar o dia do rio espinharas, ele deveria era agilizar junto com os demais vereadores a efetivação do saneamento da cidade de Patos e instituir uma lei cobrando multa para quem mantivesse esgoto clandestino despejando sujeira no rio, isso sim é que seria o ideal, coisas práticas é do que precisamos.

Lau Cariri

Lau Cariri

06 de novembro

Isso é um muído tão grande, nem queiram saber. Primeiro que o Rio Espinharas não é perene, até onde eu saiba. Depois que suas águas foram represadas, aí que ficou complicado mesmo. Depois tem o problema do saneamento básico, já que boa parte dos esgotos deságua no rio: é preciso um investimento gigantesco pra se criar uma estação de tratamento que receba toda a água de refugo das casas, indústrias, etc. E cobrar um empenho ambiental à exaustão dessa prefeitura, já que nunca antes na história de Patos se derrubou tantas árvores e o poder público nada fez. Ora, se isso aconteceu tão fácil, imagine se eles vão cuidar tão bondosamente de revitalizar o rio...

professores iedd

professores iedd

06 de novembro

mesmo que as autoridades ñ façam nada nós fomos as ruas procurar soluções,melhor que fechar os olhos,pois são através das mobilizações que chegamos as grandes vitórias.

Alunos Geo Patos

Alunos Geo Patos

06 de novembro

Essa caminhada foi muito boa, porque pode consientizar os moradores e dizer a eles que o Rio Espinhas não é um "ESGOTO ESPINHARAS" e sim "RIO ESPINHRAS".

Muito obrigado a todos !

Dodô

Dodô

05 de novembro

Essa grande mobilização em prol da revitalização do rio Espinharas realizada por escolas de Patos e outras entidades ficará marcada na cidade como o dia em que muito foi falado e que nada foi concretizado. Só "gente boa e competente" posando pra foto. Nada mais!

CLOVES CLAILTO FERREIRA DE ARAUJO

CLOVES CLAILTO FERREIRA DE ARAUJO

05 de novembro

Vejo isto como tema político, é a mesma coisa do lixão toda tempo perto de campanha se manifestam e nada se resolveu até hoje é pilantropia ao quadrado mesmo.